Rede hidrográfica: rios

hidrografia

Conceito de Bacia Hidrográfica

Entende-se por Bacias Hidrográficas, localidades da superfície terrestre separadas topograficamente entre si, cujas áreas funcionam como receptores naturais das águas da chuva.

Devido a isso, todo o volume de água captado não infiltrado é automaticamente escoado por meio de uma rede de drenagem das áreas mais altas para as mais baixas, seguindo uma hierarquia fluvial, até concentrarem-se em um único ponto, formando um rio principal.

Assim, o conceito de Bacia Hidrográfica pode ser entendido por meio de dois aspectos:  Rede Hidrográfica e Relevo.

Rios

A origem dos rios nada mais é que o afloramento do lençol freático, quando as águas subterrâneas chegam à superfície dando origem as chamadas “minas d´água”, e as águas das “minas”escoam nas irregularidades do relevo, formando os rios.

Mas isso não é regra geral, alguns rios têm sua origem a partir do degelo, como é o caso do rio Amazonas.

Os rios podem variar segundo a quantidade ou volume de água, vazão etc.

Rios perenes: São rios cujas águas não secam, mesmo nos períodos de pouca precipitação (chuva), esses rios são muito importantes em regiões de climas seco, árido e semiárido, principalmente na agricultura.

Rios temporários ou intermitentes: São rios temporários que secam nos períodos com pouco ou nenhum volume de precipitação.

Regime Fluvial: corresponde ao volume de água dos rios durante o ano, se o aumento do volume das enchentes e vazantes foi provocado por água da chuva, caracteriza-se regime fluvial. Caso a enchente e vazante sejam decorrentes do degelo em montanhas, é denominado de regime nival. Às vezes podem ocorrer os dois casos em um mesmo rio (ex. rio Amazonas).

Os rios parecem as “veias” de nosso organismo, umas maiores outras menores, uma suprindo a outra, formando uma interdependência, assim ocorre com os rios.
Quando um rio deságua em outro recebe o nome de afluentes, o ponto onde um rio deságua é chamado de foz.

Existem dois tipos de foz, com diferentes características.

Estuário: É quando a foz do rio abre largamente, e existe um único canal de escoamento.

Delta: Caracterizado pelo acúmulo de sedimentos na foz do rio, criando vários canais de escoamento.

Conheça a diferença entre bacia hidrográfica e rede hidrográfica.

Rede hidrográfica – É o conjunto de rios de uma bacia.

Bacia hidrográfica – É a rede hidrográfica e também a sua área de captação de água.

Sobre o rio Tietê, uma reportagem muito interessante para que vocês entendam a importância do rio e a cidade…

Sobre saneamento básico:

Definição

Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.

Procedimentos 

Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e matérias (através da reciclagem).

Saneamento básico e saúde pública

Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

Tratamento do esgoto:

TRATANDO O ESGOTO DAS CASAS
       Na maioria das residências de uma grande cidade,essas águas são levadas por encanamentos,que formam a rede de esgotos,e despejadas em rios,lagos ou no mar.O mesmo ocorre com água usada em muitas indústrias e hospitais.
       Quando o esgoto chega às estações de tratamento,ele passa primeiro por grades de metal,funcionam como uma peneira,segurando latas,papéis,vidros,plásticos,panos e outros objetos.Esses materiais serão levados para os chamados aterros sanitários,onde o lixo é depositado.
      Em seguida,o esgoto passa devagar por reservatórios,no fundo dos quais a terra,a areia e outras partículas grandes se depositam.O material depositado é removido e levado para outros locais,onde é enterrado.
     Mas a proporção líquida do esgoto ainda resta um material sólido mais fino,com partículas menores ,como ovos de parasitas e matéria orgânica.Esse material,por ser mais leve,demora mais tempo a se depositar.Por isso o esgoto passa bem lentamente por imensos tanques de decantação.No fundo do tanque,forma-se então um lodo,rico em matéria orgânica.
     O lodo do esgoto costuma ser levado para um equipamento fechado chamado biodigestor.
     Os esgotos industriais precisam ser submetidos a tratamentos especiais para eliminar as substâncias tóxicas.

Não esqueça que este material serve de apoio, mas NUNCA deixe de estudar o capítulo do livro e as atividades passadas em sala de aula.

Professora Marcelle

Referências: http://www.ufscar.br/aprender/aprender/2010/06/bacias-hidrograficas/

Youtube.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s