Sétimo Ano, confiram: Perguntas e repostas sobre o Islã

 
images (2)
 
ATIVIDADES

1.  Qual região foi habitada originalmente pelos árabes? Quais as características geográficas da região? O povo árabe habitava a Península Arábica, situada entre o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho. Na região que margeia o Mar Vermelho, as terras são férteis, favoráveis ao desenvolvimento da agricultura. A parte central da península, ao contrario, é composta de terras desérticas, onde, de quando em quando, aprece um oásis.

2.  Como viviam os árabes do litoral da Península Arábica? Os árabes que viviam próximo ao litoral eram sedentários e se dedicavam ao cultivo e ao comércio de seus produtos (cereais, incenso, especiarias e essências).

3.  Quem eram os beduínos e como viviam? Eram pastores nômades que se dedicavam ao comércio. Chefiados pelos xeques, habitavam o deserto árabe e viviam em função dos oásis. Suas caravanas cruzavam o deserto, carregadas de produtos a serem vendidos nos povoados.

4.  Como era a religião árabe antes do islamismo? Os árabes tinham uma religião politeísta onde cada tribo possuía sua própria divindade.

5.  Faça um pequeno resumo (vida e obra) de Maomé. Maomé foi o fundador do islamismo, religião monoteísta de origem árabe. O nome Maomé vem de Mohammd significa “altamente louvado”. Nasceu em Meca, na atual Arábia Saudita, provavelmente no ano 570, filho de um pobre mercador da tribo Quaraych. Seus pais morreram pouco depois do seu nascimento e ele foi educado por um avó e mais tarde por um tio. Foi, em sua juventude, que virou pastor e guia de caravanas de comerciantes. 
Maomé se se casou com Khádidja, uma rica viúva bem mais velha que ele, aos 25 anos. Estabeleceu-se então em Meca como próspero mercador e iniciou uma vida contemplativa. Quinze anos depois, na caverna do monte Hira, ao norte de Meca, Maomé teve uma visão quando lhe foi da ordem de pregar. Diz ter tido muitas outras revelação e visões do anjo Gabriel que lhe deu um manuscrito para ler e disse-lhe que ele era o profeta enviado de Deus (Alá) aos homens. 
Conta-se também que certa vez, no deserto, um eremita cristão revelou que Maomé era profeta e indentificou-o por uma mancha branca nas costa que dizia ser a marca que identificava o profeta.
Maomé passou a ouvir vozes que o mandava pregar ou lhe transmitiam certos ensinamentos,registrados mais tarde no Corão (o livro sagrado dos muçulmanos).

6.  O que era a Caaba? Era um templo de forma cúbica, na cidade de Meca, onde ficavam muitos ídolos tribais, em especial a Pedra Negra, que era adorada por toda a população. Segundo a crença geral, essa pedra havia sido trazida pelo anjo Gabriel e era originalmente branca, mas tornou-se negra por causa dos pecados dos homens.

7.  Qual era o principal entreposto comercial da Península Arábica? Que tribo controlava essa cidade? Era Meca, controlada pela tribo coraixita.

8.  Qual o motivo para o império muçulmano ter entrado em decadência? A partir do séc. XI, o império entrou em decadência devido às lutas internas pelo poder, guerras contra os cristãos (a “Guerra Santa”), multiplicidade de povos (povos de origens diversas num mesmo território) e a invasão dos turcos.

9.  Quais são os princípios mais importantes do islamismo? Crença em um único deus (Alá); crença nos profetas (Maomé foi o último e o mais importante); crença na predestinação (tudo o que ocorre é determinado por Alá e os muçulmanos – “aquele que crê” – devem aceitar com resignação); crença na imortalidade da alma e no juízo final.

10.  O que se entende por “Guerra Santa”? é o combate em nome de Alá, ou seja, combater os infiéis (os que não são muçulmanos).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s