Sétimo ano: África!

Nas próximas aulas iremos estudar o continente africano antes da chegada do homem europeu, mais precisamente o Império do Mali e o Reino do Congo. Portanto, para nos familiarizar com o tema, o post de hoje é dedicado ao Continente Africano!

A África é o terceiro maior continente, ficando atrás de Ásia e América e o segundo mais populoso com cerca de 900 milhões de habitantes.

É um continente com grande diversidade étnica, cultural e política e o mais pobre de todos. Alguns países foram colonizados pelos portugueses e ,com isso, usam o português como língua oficial. São eles a Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.nos 21 países do continente estão entre os 30 países mais pobres do mundo. Porém, existem alguns países com padrão de vida razoável, sendo sua maior economia a África do Sul que esteve bastante presente na mídia este ano graças a Copa do Mundo sediada neste país.

Saara

O Deserto do Saara se estende por diversos países, com o solo árido e um clima predominantemente desértico, as atividades econômicas são grandes obstáculos, sendo a implantação de indústrias um trabalho difícil, assim como a agricultura só é possível junto aos oásis e curtos trechos do litoral. A Líbia, onde parte do Deserto do Saara se encontra, tem sua importância nas atividades econômicas pela produção petrolífera.

Curiosidades:

O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos.

Com exceção da Etiópia, que só foi dominada pela Itália durante um curto período, e da Libéria, que foi um estado criado pelos Estados Unidos da América durante o processo de abolição da escravatura, no século XIX, todos os outros países de África apenas conheceram a sua independência na segunda metade do século XX.

Hoje, em Moçambique ,pequena parcela da população tem acesso à energia elétrica e um grupo ainda mais seleto, à televisão. Essa elite assiste, além da programação local, a programação integral da TV Record e a três novelas da rede Globo, incluindo Malhação. Por isso, a influência dos costumes, moda, comportamento e maneira de falar dos brasileiros aumenta entre os Moçambicanos.

CONFIRAM:

Como atividade complementar, assistam ao documentário: ÁFRICA, UMA HISTÓRIA REJEITADA.

Vamos conversar à respeito na próxima aula!

Beijos,

Professora Marcelle

Fonte: africaportaldoprofessor.wordpress

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s