Revisão sexto ano…Confiram!

tumblr_ly8k0xgu0l1qzhokmo1_500_large

Olá,

hoje vou postar o conteúdo da avaliação e uma revisão.Conteúdo:  Unidade I: História, cultura e tempo> Nesta unidade estudamos dois capítulos: Capítulo 1, História e fontes históricas e Capítulo 2, Cultura e tempo. Na unidade II:  Pré História também é história> Capítulo 3, Sobre a origem do ser humano.

Mas, para começar, vamos a uma pergunta importante: O que a história estuda? Eu mesma já ouvi muitas pessoas, que por ignorância pensam assim: Pra que estudar história? eu não quero saber do passado…é coisa de gente velha, história é estudar coisas antigas…Olha tem uma monte de outras coisas que eu já ouvi, inclusive de alunos. Mas nós sabemos que história é uma ciência muito importante:

Porque, a  história estuda justamente o processo de mudanças e as permanências ocorridas nas sociedades, ocorridas no campo da tecnologia, moda, alimentação, da construção de moradias, do lazer…Ou seja a história estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que a História é o estudo dos seres humanos no tempo.

Mas para o historiador executar seu trabalho, que é semelhante ao de um detetive, que segue os vestígios deixados como pista, uma carta, uma foto, uma planta arquitetônica, até mesmo uma música o historiador pode  utilizar. Esses vestígios  chamamos de Fontes Históricas.

O que são fontes históricas?

Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador interpretar os fatos passados. Documentos ou fontes históricas são as pistas, os vestígios do passado, deixados por indivíduos e sociedades, que nos permitem desvendar seus hábitos, seus costumes e formas de organização. Muitos vestígios se perderam ao longo do tempo.  Outros, contudo, tem sido preservados, guardados, e são encontradas em instituições como arquivos, bibliotecas, museus ou coleções particulares.

As fontes históricas podem ser escritas, audiovisual, orais e da cultura material.

552585_387566224630614_1415424144_n

Esta foto ao lado é um exemplo de fonte visual. Mas um cartão-postal, desenhos e pinturas também são exemplos.

Cantigas, lendas e entrevistas são exemplos de fontes orais. Sabe aquela história que sua vó te contou sobre a infância dela? Pode ser utilizada pelo historiador como fonte histórica.

 

 

 

000489140

A nossa cultura é muito rica., observe que cada região tem seus costumes, forma de vestir, falar, morar. As culturas são diferentes entre si. Cada uma tem o seu valor e não há cultura superior a outra.

Quando julgamos inferior alguém que se veste, alimenta-se ou pensa diferente da gente, estamos cometendo: Etnocentrismo, maneira  de ver o mundo daqueles que consideram o seu grupo (etnia ou nação) superior ou mais importante do que os demais. Quando rimos de uma pessoa ou grupo que tem hábitos diferentes dos nossos estamos, na verdade, ignorando sua cultura e, com isso cometemos etnocentrismo.

Aprendemos que cada grupo humano possui uma cultura, portanto também criaram diferentes calendários. Os judeus começaram a contar o tempo a partir da criação do mundo, que para eles se deu no ano de 3760 antes do nascimento de Cristo.Portanto para os judeus, estamos no ano: 5773.

imagesJá para os muçulmanos, povos que seguem a religião criado por Maomé, contam o tempo a partir de sua ida a cidade de Meca para Medina (atual Árabia Saudita). Esse fato ocorreu no ano 622 depois de Cristo. Para os muçulmanos estamos no de  1391.

mulher-muculmana-d5ca4

Para os cristãos, o nascimento de Cristo foi escolhido para dar início à contagem do tempo.  No Brasil, adotamos o calendário cristão. Portanto para  fatos ocorridos antes  de Cristo nascer  usamos o a.C (antes de Cristo).

Dúvidas? postem no grupo do facebook ou aqui mesmo!

Sobre a pré história, estudem principalmente: Evolucionismo e Criacionismo. Também sem esquecer de estudar os primeiros hominídeos.

evolucao_humana

Como o ser humano surgiu na Terra? pergunta difícil de responder, até porque as pessoas ainda não chegaram a uma conclusão unânime. Até 1859,  só havia uma explicação: a de que Deus o criou há cerca de 10 mil anos, juntamente com todos os outros seres vivos. Esta teoria se chama criacionismo.

Entretanto, após os estudos de Charles Darwin, surgiu uma nova explicação, chamada evolucionismo, pela qual o ser humano teria surgido após um longo processo de evolução.

Atenção: o primeiro desenho não é o de um macaco! Nós não somos a evolução de macacos! Podemos até dizer que somos parentes, pois provavelmente temos um ancestral comum, mas nós não viemos do macaco.

O evolucionismo não é uma verdade absoluta, mas por enquanto é a melhor explicação científica que dispomos. Talvez no futuro algum cientista melhore esta explicação, afinal é assim que funciona a ciência. Já o criacionismo é uma explicação religiosa, não pode ser provada pela ciência, e depende da fé para ser aceita, e não do conhecimento científico.

Quando não sabemos como funciona alguma coisa ou qual a sua origem e não temos provas suficientes para afirmar com certeza, devemos pensar pelo seguinte modo: o que é mais provável que tenha acontecido? Após estudar melhor o que cada uma dessas explicações diz, cabe a você decidir em que acreditar.

Bibliografia: BOULOS JUNIOR. Alfredo. História, Sociedade e Cidadania – 6º Ano – São Paulo: FTD, 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s