Quem foi Maomé?

Nascido em Meca, na atual Arábia Saudita que na época, era um importante e próspero centro comercial e religioso, Maomé foi fundador da religião muçulmana e do império árabe.

Órfão muito cedo, foi criado primeiramente pelo avô paterno, Abd al-Mutalib, e mais tarde pelo tio, Abu Talib, coletor de impostos e mercador, que o iniciou nas artes do comércio. Preocupado com a idéia de restabelecer a religião monoteísta de Abraão, Ibrahim em árabe, teve na religião sua área de interesse privilegiado, tornando-se um político talentoso, chefe militar e legislador. Aos 25 anos, já com a reputação de comerciante honesto e bem-sucedido, casou-se com a rica viúva Cadidja, 15 anos mais velha do que ele. O matrimônio durou até a morte de Cadidja (617), num castelo pertencente a Abu Talib, que morreria dois anos após, onde o profeta estava refugiado.

Segundo a tradição, aos 40 anos recebeu a missão de pregar as revelações trazidas de Deus pelo arcanjo Gabriel. As revelações teriam se repetido durante toda a vida do profeta e logo começaram a ser registradas por escrito e com elas compôs o Alcorão ou Corão (Al no árabe equivale ao nosso artigo o). Seu monoteísmo chocava-se com as crenças tradicionais das tribos semitas e foi obrigado a fugir para Iatribe (622), atual Medina ou Madinat an Nabi, isto é, Cidade do Profeta, onde as tribos árabes viviam em permanente tensão entre si e com os judeus. Estabeleceu a paz entre as tribos árabes e com as comunidades judaicas e começou uma luta contra Meca pelo controle das rotas comerciais.

Conquistou Meca (630) e, de volta a Medina, morreu dois anos depois, sem haver nomeado um sucessor, porém deixando uma comunidade espiritualmente unida e politicamente organizada em torno aos preceitos do Corão, cuja edição definitiva seria publicada alguns anos após (650). A nova religião foi chamada islamismo ou Islã, que significa submissão à vontade divina, e seus adeptos, muçulmanos, os que se submeteram.

As mulheres do profeta

E o papel delas no surgimento do islamismo

Quando Khadija morreu, Maomé não ficou sozinho por muito tempo. Ele se casou rapidinho – e com várias mulheres. “Era um costume da época ter muitas esposas para consolidar laços tribais e também por atração e amor”, diz John Esposito, da Universidade de Georgetown. Maomé teria tido pelo menos 11 mulheres, entre elas viúvas de combatentes muçulmanos que perderam a vida em batalhas contra Meca e filhas de amigos próximos, que mais tarde se tornariam os primeiros califas. Para o historiador John Voll, também de Georgetown, as esposas de Maomé tiveram um papel efetivo na propagação do islamismo desde os primeiros momentos da nova fé. Como exemplo disso, ele lembra que o texto do Alcorão foi totalmente memorizado por uma delas, Hafsa, que o ditou para os primeiros escribas islâmicos.“Outra delas, Umm Salamah, conseguiu evitar um motim entre as tropas. Mas coube a Aisha, a predileta, o papel de conselheira do profeta”, diz Voll. Aisha era conhecida por falar o que pensava. Ela era filha de Abu Bakr, sucessor de Maomé como líder dos muçulmanos e um de seus amigos mais íntimos. Aisha ainda é muito lembrada pela tradição islâmica por ter sido uma das fontes dos hadiths – os relatos sobre ditos e ações de Maomé que passaram a ter força de lei depois de sua morte. Segundo Timothy Winter, da Universidade de Cambridge, as mulheres árabes ganharam um novo status com o Islã devido ao afeto que Maomé dedicava a elas. “Cerca de 15% dos intelectuais medievais eram mulheres. Isso só foi possível porque Maomé recomendou que todas recebessem educação”, diz. Pela lei islâmica as mulheres podem se divorciar e conservar seus bens após o casamento, o que não ocorria na Inglaterra há 100 anos.

Fontes: http://guiadoestudante.abril.com.br

http://www.brasilescola.com


2 pensamentos sobre “Quem foi Maomé?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s